Fadiga pode ser sinal de endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Fadiga pode ser sinal de endometriose

Uma recente pesquisa do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, apontou que em mulheres que sofrem de endometriose a ocorrência de fadiga é o dobro do que em mulheres saudáveis.

A inflamação provocada pelas células endometriais alocadas onde não deveriam estar é responsável pelo aumento considerável da produção de ocitocina, uma proteína associada aos casos de fadiga. Uma condição que caracteriza-se por ser mais que uma exaustão corriqueira, a pessoa fatigada sente cansaço logo ao acordar e assim passa boa parte do dia. Irritabilidade, sonolência, sensação de pernas pesadas e letargia são outros sintomas que indicam a ocorrência de fadiga.

A pesquisa consistiu no acompanhamento de 1.120 mulheres (560 com endometriose e 560 saudáveis) durante 6 anos. Elas responderam uma série de questionários ao longo desse período sobre qualidade de vida e saúde mental, com diversos quesitos em que elas relataram com que frequência sentiam certos sintomas.

O resultado mostrou que 51% das mulheres com endometriose sofriam de fadiga, ao passo que apenas 22,4% das mulheres sem endometriose apresentaram a mesma condição.

Portanto, se você apresenta algum desses sintomas citados acima, é importante procurar um especialista para averiguar quais são os motivos que fazem você sentir-se assim. Lembre-se que a Clínica Ayroza Ribeiro está sempre de portas abertas, fale conosco e marque sua consulta.