Dores na lombar podem ser sinal de endometriose

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Dores na lombar podem ser sinal de endometriose

Muitas mulheres vão ao ortopedista por conta de dores na região lombar. Tais incômodos, persistentes e pulsantes, fazem as pacientes pensarem que estão com algum tipo de problema na coluna quando, na verdade, sofrem de endometriose.

A endometriose pode fazer a região lombar ficar realmente dolorida quando ocorre a presença do endométrio na junção do útero ao osso sacro, localizado na curvatura entre o bumbum e as costas. Essa circunstância gera uma inflamação dos nervos da região útero sacral.

O problema da desinformação leva pacientes com endometriose, cerca de 30% delas, a procurarem ortopedistas por acreditarem que têm bico de papagaio, problemas no nervo ciático, hérnia de disco ou alguma outra complicação na coluna. Mesmo ginecologistas podem não associar tais incômodos com a condição endometriótica, fato que torna o diagnóstico correto muito mais demorado. Às vezes passam-se anos sem que a mulher saiba realmente o que lhe aflige. Quando os exames e avaliações clínicas não apresentam os resultados esperados, em muitos casos são receitados apenas anti inflamatórios ou analgésicos para atenuar os sintomas, sem resolver de fato a questão.

É importante saber diferenciar as dores na lombar causadas pela endometriose daquelas geradas pelo mau funcionamento da coluna. A principal diferença, quando se trata de um quadro endometriótico, é o aumento do incômodo nas costas no período pré-menstrual e durante a menstruação. Outro fator que precisa ser levado em conta para um diagnóstico preciso é a ocorrência de cólicas fortes e incapacitantes nas pacientes.

Esteja sempre atenta ao sinais do seu corpo. Faça uma avaliação com a gente. Estamos aqui para te ajudar a enfrentar endometriose.